Casa do Eléctrico – Sintra

Junho a Setembro 2010 e 2011

Um passeio pela Vila de Sintra representa uma excelente oportunidade para conhecer a Casa do Eléctrico, instalado na Vila Alda, no bairro da Estefânea.

O centenário Eléctrico de Sintra – um dos ex-libris do Concelho – tem assim um espaço dedicado à preservação da sua memória e à identidade das gentes de Sintra.

Para além de proporcionar um ambiente interior e exterior muito acolhedor apresenta-se como um espaço cativante para as manifestações artísticas.

A confirmar esta afirmação estão as Feiras de Artesanato realizadas nos anos de 2010 e 2011, aos sábados, dos meses de Junho a Setembro e que contaram com a presença de vários artesãos do concelho de Sintra.

Trabalhos em tecido, cerâmica, barro, vime, entre outros foram admirados e adquiridos a um preço muito convidativo.

Percorrendo as memórias e costumes da zona de Sintra, recordou-se o tempo destas terras de Saloios, numa atmosfera bem divertida e cultural.

Todos os artesãos envergaram trajes típicos, recordando os saloios e retratando os seus usos e costumes. Foi com grande satisfação que participei nestas Mostras de cariz recreativo e cultural envergando uma cópia fiel de um traje de saloia usada pelos nossos antepassados.