Ideias Bordadas

A ligação entre a tradição e a modernidade é uma grande mais valia, pois o testemunho tradicional que nos cativa chega para conquistar os corações das pessoas.

As Ideias Bordadas incide na importância de dar a conhecer uma tradição cultural bem portuguesa.

Os utilitários panos da loiça que vemos hoje, tantas vezes repetidos nas lojas de souvenirs dos bairros históricos de norte a sul do país,  pouco tem a ver com os vistosos e atraentes “lenços dos namorados” antigamente bordados, pelas bordadeiras com erros ortográficos e quase sempre com letra que diríamos infantil.

Achei incrível uma arte milenar ser reinventada, como está a acontecer agora com os panos da loiça e, como há sempre alguém a desafiar a nossa imaginação, porque não “trocar” o pano da loiça por uma almofadinha decorativa que pode suspender com uma fita a condizer e um laço bem vistoso, no local que mais desejar, para recordar, quer seja uma mensagem para familiares, amigos ou até mesmo lembrar que Portugal tem símbolos que devem figurar na nossa memória.

A verdade é que neste caso, os materiais usados foram cedendo aos tempos e o lenço de linho foi substituído, por diversos tecidos mais modernos, contudo servindo sempre de “papel” para diversas mensagens. Os símbolos mais recorrentes que encontramos nestas almofadinhas estão direta ou indiretamente ligados aos temas chave: a AMIZADE E O AMOR.

null

Corações, motivos florais, pássaros são alguns dos desenhos mais frequentes. Mas nem todas as declarações são necessariamente de paixão, podem ser, por exemplo, da filha para a mãe, da neta para a avó e quantos mais exemplos poderia aqui sugerir.

Limitamo-nos agora a copiar e a reproduzir Ideias do antigamente, mas o meu encantamento com a arte dos “lenços dos namorados” ou “escritas à moda antiga”, tantas vezes esquecida ou impossível de adquirir pelos preços  solicitados, podem assim ser alcançados de uma forma original.

Ideias Bordadas permite-lhe escolher uma mensagem com grande significado que reside no seu coração, embora o formato seja em todas as almofadinhas muito aproximado.

O preço é sem dúvida muito simbólico, o que não significa que o seu gesto tenha valor inferior.

Têm de concordar comigo que estas peças transmitem uma ingenuidade enternecedora, talvez pelo seu carácter tremendamente popular e ingénuo, não deixando nunca de ser adoráveis!

A mostrar 1–11 de 15 resultados